quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Todo homem é "capaz" de Deus.

                                                                            

   Todo homem tem desejo de Deus. Ele nos fez por amor, e este desejo surge no momento da criação do homem, que só encontra sua felicidade através da comunhão com Deus.
   A história comprova a busca de Deus através de diversas maneiras: orações, sacrifícios, cultos, meditações e etc. São formas de expressões universais com as quais o homem pode ser considerado um ser religioso. Mas por origens diversas, esta união pode ser ignorada, rejeitada: a revolta contra o mal no mundo, a indiferença religiosas, o mau exemplo dos crentes...Mesmo assim, Deus não cessa de chamar o homem a procurá-lo. Mas a busca exige do homem o esforço de sua inteligência, a retidão de sua vontade, e o testemunho daqueles que o auxiliam a procurar a Deus.
   Um grande exemplo é Teresa de Lisieux. É fato que Deus concedeu-lhe a graça da oração, ouso dizer que como um germe. Mas para que esse germe desenvolvesse, era necessário o exemplo de sua família. Seu pai, homem fervoroso na oração, surpreendia a pequena Teresa na sua infância quando mergulhava-se em oração. " Realmente, eu estava escutando bem o pregador, mas olhava mais vezes para  papai do que para o pregador. Seu belo semblante dizia-me tantas coisas!... Por vezes, seus olhos enchiam-se de lágrimas. Parecia estar desligado da terra, tanto sua alma gostava de imergir nas veredas eternas". (Comenta Teresa em seus escritos).
   Não é a toa que o catecismo da Igreja Católica ressalta a importância de sermos exemplos para que os outros tenham a vontade de buscar a Deus. Teresa teve o exemplo de seu pai, irmãs... Hoje ela nos é um exemplo próximo de oração.
     A oração, na prática, é a comunhão com Deus, deve ser entendida como súplica, prece. Seu fundamento é a vida da graça, adquirida através das virtudes, e a purificação dos sentidos. A oração que mais se destaca em Teresa é a mental e oral. Assim ela é feliz, pois se encontra em Deus.
     Estejamos abertos para Deus, pois a nossa felicidade está n'Ele. Lembremos de que Ele sempre nos procura, abramos nosso coração para esse Deus que sempre nasce em nós!

 Ir. Filipe, OSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário